HISTÓRIA

Desde 1974, O Piratas Estilizados é uma a agremiação jovial e irreverente. Tendo como principais características a ousadia e inovação, além de ter em sua missão carregar a cultura e história da nossa comunidade e promover melhorias para a sociedade como um todo.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados (G.R.E.S.P.E) foi fundado no dia 05 de janeiro de 1974, no bairro do Laguinho. Batizado inicialmente como Bloco Carnavalesco, logo após sua criação, tornou-se campeão de todos os desfiles, até o ano de 1979. De 1980 a 1987, o G.R.E.S.P.E passa a  competir no recém-criado Segundo Grupo, onde conquistou 07 (sete) dos 08 (oito) títulos disputados.

Consagrou-se campeão no ano de 1996, último carnaval realizado na Avenida FAB, com o enredo “RISOS E LÁGRIMAS NO PALCO DA ILUSÃO.

A data de sua fundação, 5 de janeiro de 1974, foi resultado dos anseios cultivados na reunião que aconteceu na sede dos escoteiros, Veiga Cabral (Av. Eliezer Levir- laguinho), com o estímulo do “grande” chefe Humberto. Em registro estiveram nessa reunião: Augusto, Celi Del Castilho (primeira presidente), Carlos Preto, Babalão, Carminha Toste, professor Mozart (escoteiro chefe, professor de referência do bairro), Graça Lobato, Consolação, Zeca Cangaceiro, Pedro Ramos (irmão de Neck e tocador de repique), Rita, Mario Correa e muitos outros que igualmente merece a referência.

O nome foi dado pela presidente Celi Del Castilho, que já o utilizava no bloco de carnaval de salão nos clubes da cidade de Macapá. Seu símbolo, um menino pirata onde se criou o senso comum de “Piratinhas”, utilizando das cores: verde, laranja, preto, amarelo e branco. Com o tempo, as cores preto e laranja viraram as cores de maiores destaques na agremiação.

Nossa missão

 

O G.R.E.S.P.E tem uma trajetória marcada pelo estilo irreverente e inovador, que a atual diretoria pretende resgatar,  juntamente com a comunidade para conquistar seu primeiro título da Era do Sambódromo.

Por ser uma agremiação com estilo irreverente e com espírito jovial, Piratas Estilizados sempre caracterizou seu carnaval pela ousadia e inovação, sendo a primeira escola de samba a trazer uma Comissão de Frente somente com mulheres, além de ser a primeira a levar para avenida um violão de sete cordas no naipe musical.

Nos últimos anos, a agremiação passou a desenvolver ações importantes em projetos sociais voltados para crianças e adolescentes da comunidade em situação de vulnerabilidade, inicialmente nos bairros de Laguinho, Jesus de Nazaré, Pacoval e Perpétuo Socorro. Podendo citar como exemplo os projetos Ritmistas do Amanhã e Passistas Show, ambos iniciados em fevereiro 2016.

Diretoria

Trabalhamos incessantemente para garantir a qualidade, uma trajetória marcada pelo estilo irreverente e inovador, que a atual diretoria pretende resgatar, juntamente com a comunidade para conquistar seu primeiro título da Era do Sambódromo. Conheça Nossa Equipe!